O que é mineração de Bitcoin?

A cada minuto milhares de pessoas enviam Bitcoins umas para as outras, e para manter um registro de todas essas transações e também fazer um controle de quem pagou o quê, exite uma atividade chamada de Mineração de criptomoedas. Essa mineração consiste em recolher informação sobre todas as transações feitas durante um período de tempo e gravar em uma lista, chamada bloco. Todos os blocos gerados ficam gravados em um local público chamado “blockchain“. Através do site blockchain.info você pode acompanhar as milhares de transações realizadas a cada minuto.

Mineração de Bitcoin e outras criptomoedas

Como é feita essa mineração?

O processo de mineração de Bitcoin e também de outras Criptomoedas consiste em tentar decifrar códigos com valores criptografados emitidos através de um software específico. Essa processamento de dados são sequências de bits geradas pelo algoritmo do programa, sendo chamados de “hashs”. Envolvem equações matemáticas altamente complexas.

A mineração de Bitcoins é feita por máquinas (computadores) conectados em uma rede mundial. Após conectado, o computador do usuário une a um grupo de mineradores para aumentar a capacidade de processamento de dados. Essa rede possibilita que o Bitcoin não dependa de uma estrutura centralizada para a realização das transações. Os usuários que realizarem a mineração serão recompensado com criptomoedas.

Há alguns anos, era possível minerar Bitcoins e outras criptomoedas utilizando um computador doméstico. Mas, como o sistema se adapta automaticamente para continuar gerando uma certa quantidade de Bitcoins independente de quantos mineradores existam, isso não é mais possível. Atualmente a mineração é lucrativa somente para grandes servidores com máquinas dedicadas, desenhadas exclusivamente para essa função. Minerar com casa ainda é possível, mas o gasto em energia e equipamentos será superior aos rendimentos de frações de Bitcoin recebidas.

Tipos de mineração

Mineração com CPU

As versões iniciais do software do Bitcoin permitiam aos usuários usarem suas próprias CPUs (processador de computador) para minerar. Atualmente esse tipo de mineração é inviável. Em um PC de última geração pode computar 20 milhões de hashes por segundo (MH/s). Com essa velocidade seriam necessários centenas de milhares de anos em média, para encontrar um bloco nos dias atuais.

Mineração com GPU

A mineração com GPU (placas de vídeo) é drasticamente mais rápida e mais eficiente que a mineração com CPU (processador). Em uma comparação rápida, enquanto uma CPU pode executar 4 instruções de 32 bits por clock uma GPU pode executar 3200 destas operações ao mesmo tempo. Placas gráficas de alto desempenho podem calcular algo em torno de 200 milhões de hashes por segundo (MH/s), uma eficiência muito maior do que seria com o uso de CPU. Porém mesmo com essa melhoria de performance, ainda seriam necessários mais de 300 anos em média para encontrar um bloco.

Mineração profissional

Atualmente a mineração mudou de algo feito individualmente para data centers de mineração profissionais. Detalhes exatos sobre como esses centros funcionam não são tão bem conhecidos porque as empresas querem proteger seus equipamentos para manter uma vantagem na competição com outras empresas. Quando escolher onde instalar um centro de mineração, existem três fatores a serem considerados: clima, custo da eletricidade e posição na rede bitcoin. Desta forma, você precisa de um clima frio para resfriar seu equipamento de forma a diminuir os custos de refrigeração. Você precisa de baixo custo de eletricidade, e você precisa estar bem conectado a outros nós da rede peer-to-peer do Bitcoin de forma que você possa “escutar” rapidamente novos blocos quando eles são anunciados. Georgia, nos Estados Unidos e Islândia tem se tornado destinos populares para instalações de grandes centros de mineração de Bitcoin.

Mineração em nuvem (Cloud Mining)

A mineração de Bitcoin em nuvens permite que as pessoas possam ganhar bitcoins sem hardware de mineração, sem software de mineração, sem gastos com eletricidade e etc.
Mineração de Bitcoin em nuvens, ou Cloud Mining, permite aos usuários comprarem poder de mineração de hardware através de contratos. Ou seja, você aluga o serviço de mineração de empresas que possuem os equipamentos necessários para minerar Bitcoin. O resultado desse contrato você recebe em troca os Bitcoins gerados pelo poder de mineração contratado.

As Principais Empresas de Cloud Mining:
Genesis Mining
A Genesis Mining, de acordo com seu site, é uma maneira fácil e segura de comprar energia de hash sem ter que lidar com o complexo hardware e software configurado. A Genesis Mining é especializada na construção de plataformas de mineração mais eficientes e confiáveis. Tudo o que você precisa fazer é registrar uma conta com eles para iniciar a mineração. Depois de se inscrever, compre poder de mineração via Bitcoin, PayPal. Para ganhar um desconto de 3% utilize o código nlXe9g

Hashflare
Seu objetivo é tornar a mineração acessível a todos os usuários, independentemente da idade, localização, investimento, experiência técnica ou experiência. Eles querem dar aos clientes a oportunidade de experimentar a mineração e ganhar Bitcoin como uma recompensa. Em grande escala, eles esperam contribuir para o desenvolvimento de serviços de mineração e posteriormente para o desenvolvimento, estabelecimento e adoção do Bitcoin tanto como moeda quanto como sistema econômico.

Eobot
É possível começar a minerar Bitcoin a partir de 10 dólares usando o Paypal. A Eobot afirma que seus clientes podem recuperar o investimento em 14 meses de mineração.

Mineração Compartilhada (modelo mais rentável atualmente)

Quando um grupo de pessoas se unem (cooperados) para comprar maquinas de mineração de criptomoedas no atacado direto do fabricante, aproveitando a cadeia de clientes e fornecedores já existentes e compartilha os lucros usando a economia colaborativa. Muitas Farms (local onde ficam as maquinas minerando) ao redor do mundo possuem estrutura ociosa (sobrando) e oferecem esse espaço excedente e mão de obra qualificada para fazerem a manutenção dos equipamentos de terceiros. Esse grupo de cooperados então compra as máquinas em conjunto, paga uma taxa de manutenção (energia elétrica e mão de obra) para a mineradora, e todos os lucros/criptomoedas gerados pelas máquinas são distribuídos entre os cooperados.
Nesta modalidade de negócios você recebe mais que a média de mercado porem com um limite de lucros estipulado e prazo pré-determinado em contrato. Poderá renovar seu contrato e continuar a lucrar sempre.
A principal vantagem desse tipo de mineração é que você não necessita conhecimentos técnicos, e pode começar com um pequeno investimento e ir aumentando conforme for recebendo os lucros da mineração.

Para saber mais sobre mineração compartilhada de criptomoedas e o passo a passo para começar a investir, entre em contato para receber o material gratuito.

1 comentário em “O que é mineração de Bitcoin?”

  1. Pingback: Mineração de Bitcoin é pirâmide? – Minerabits

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: