O que é criptomoeda?

O que são criptomoedasPara começar, CRIPTOMOEDA, MOEDA VIRTUAL e MOEDA DIGITAL são a mesma coisa?

A resposta é SIM! Esses três termos têm o mesmo significado e estamos falando da “mesma coisa”. O primeiro refere-se à criptografia, enquanto as expressões “digital” e “virtual” são devido ao caráter intangível e abstrato do dinheiro online.

A criptomoeda é um código virtual que pode ser convertido em valores reais. Sua negociação se dá pela internet, sem burocracias, sem intermediários, caracterizada pela ausência de um sistema monetário regulamentado e da submissão a uma autoridade financeira (por exemplo, o Banco Central do Brasil).

A cotação, compra e venda acontece anonimamente pela internet. A moeda digital é armazenada em uma carteira (também conhecida como Wallet) e administrada em um computador pessoal ou dispositivo móvel.

A inovação tecnológica por trás da criptomoeda é conhecida como blockchain ou “protocolo da confiança”. Consiste em bases de registros e dados compartilhados, tendo como principal medida de segurança a descentralização. A tecnologia blockchain é uma espécie de livro-razão, totalmente público e compartilhado. A ausência da mediação de terceiros cria o senso de confiança na comunicação direta entre as partes da transação.

A utilidade e função das criptomoedas é a mesma do dinheiro em espécie. Você pode fazer transações de compra e venda de bens e serviços utilizando como meio de pagamento uma criptomoeda. Grandes empresas, como WordPress, DELL e Soundcloud, já aceitam pagamento com criptomoeda.

Principais Criptomoedas

Bitcoin

Considerada a primeira moeda digital (Criptomoeda) descentralizada do mundo, foi apresentada em 2008 por um programador de pseudônimo Satoshi Nakamoto. No Japão é oficialmente um meio de pagamento, assim como dinheiro e cartão de crédito, aceito por mais de 260 mil estabelecimentos.

Litecoin

Conhecido como uma Altcoin (moeda alternativa), tem as mesmas características do Bitcoin, porém com transações mais rápidas, menosres taxas e mais acessível. A tendência é de um maior crescimento graças à familiaridade com o bitcoin.

Ethereum

Foi apresentada em 2014 por Vitalik Buterin. É muito mais que uma moeda digital, é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain: São aplicações que funcionam exatamente como programadas sem qualquer possibilidade de censura, fraude ou interferência de terceiros, isso porque o contrato é imutável. Hoje é a segunda maior criptomoeda do mundo.

Ripple

Também conhecido como XRP, é um pouco diferente das outras criptomoedas, pois traduz tanto uma moeda digital quanto uma rede de pagamento aberta, com menores taxas e atrasos de processamento. Atualmente, devido a sua tecnologia, está sendo usada por vários bancos para agilizar, dar mais segurança e rapidez nas transações bancárias.

Monero

Usa o código aberto CrytoNote, codificado a partir do zero. Entre suas características estão os pagamentos e transações anônimas. A diferença básica entre ela e o bitcoin é que ela cria um endereço único para cada transação, adotando uma senha privada que possibilita que as informações completas do processo sejam vistas apenas pela pessoa que recebeu o depósito ou por quem possuir a senha.

Dash

Operações com essa moeda têm confirmação praticamente instantânea, pela rede Masternodes (diferente do bitcoin). E é essa rede que permite que as transações sejam anônimas, caracterizando a dash pela privacidade dos seus usuários.

Como adquirir moedas virtuais

O primeiro passo para comprar ou vender criptomoedas é se cadastrar em plataformas específicas de compras (Exchanges), como a Binance, e para realizar a compra da moeda, você precisa ter saldo em reais. Após realizar o cadastro, basta seguir as instruções para depositar Reais e depois trocar/comprar por Bitcoins ou outras criptomoedas!

As criptomoedas prometem uma revolução no mercado e economia mundial no século XXI, o que de fato já está ocorrendo, mas é um mercado ainda em desenvolvimento e disponível para poucos, pois exige um estudo sobre a tecnologia e também intimidade mais avançada com tecnologia.

Tem alguma dúvida sobre moedas digitais/criptomoedas? Deixe seu comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima