O que é Bitcoin?

Bitcoin

Bitcoin é uma moeda assim como o real ou o dólar, mas o seu funcionamento e conceito são um pouco diferente do dinheiro tradicional. A primeira diferença é que o Bitcoin não existe fisicamente, isso mesmo, você não pode tocar em um BITCOIN como em uma cédula ou moeda física, pois é totalmente virtual.

Outra diferença é que sua emissão não é controlada por Bancos Centrais e não pertence a nenhum país. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores conectados na internet, mantidos por pessoas que “VENDEM” o poder de processamento de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas na rede.

O processo de criação de uma bitcoin é chamado de “MINERAÇÃO”, aonde computadores conectados à rede realizam uma competição entre si na resolução de problemas matemáticos. O computador (máquina) ou grupo de computadores que resolver o problema matemático primeiro, recebe um bloco (fatia) da moeda.

Além da mineração, é possível comprar bitcoins em corretoras (Exchanges) específicas ou aceitando a criptomoeda ao vender produtos e serviços.

O valor da Bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda (procura), maior a cotação. Historicamente, a moeda virtual apresenta alta volatilidade, seu valor de mercado sobe e desce com muita frequência, e seu valor também oscila muito.

Nos últimos anos o interesse pela bitcoin explodiu e a moeda passou a ser um dos investimentos mais comentados do planeta. Em 2017, a moeda digital valorizou 1400% e atingiu a maior cotação da história: 19,3 mil dólares.

Agora, para entender um pouco mais, assista um vídeo explicando como surgiu a Bitcoin, como usar, como investir e como fazer mineração de criptomoedas:

Bitcoin é a tecnologia mais relevante sendo produzida na internet hoje. E está apenas no começo.
Saber mais:
Vídeo de palestra no TEDxUSP com Rodrigo Batista
Clique aqui para saber como anda o mercado de bitcoins no Brasil
Melhor matéria já escrita em português com o título Tudo sobre o Bitcoin
Site oficial do Bitcoin

14 comentários em “O que é Bitcoin?”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima