O FMI acredita no uso das criptomoedas em larga escala

Bitcoin e mercado de criptomoedas

Christine Lagarde, diretora do FMI, postou recentemente no site oficial da organização para tratar sobre criptomoedas. Ela reafirma o que já evidenciou no passado: os benefícios dos criptoativos para a economia global. Ao mesmo tempo, Christine entende que é preciso olhar para o “lado negro” dos criptoativos e realizar ações para o combate de fraudes e lavagem de dinheiro.

Nos últimos tempo, a visão do FMI vem mudando e a instituição entende que as criptomoedas não oferecem grandes riscos à economia no estágio atual e que os governos devem trabalhar em ferramentas regulatórias que permitam o desenvolvimento saudável desse ecossistema.

Em pronunciamentos que ela realizou anteriormente disse que “olhou para o lado sombrio dos ativos de criptografia, incluindo seu uso potencial para lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo”, agora Lagarde passou a dizer:
“Eu quero examinar a promessa que eles (cryptocurrencies) oferecem. Um olhar criterioso sobre os recursos de criptografia não deve nos levar a nenhuma condenação por criptografia nem a uma criptografia de euforia.

Ela reconheceu as muitas criptomoedas em circulação e disse: “parece inevitável que muitos não sobrevivam ao processo de destruição criativa”. Segundo Coinmarketcap, existem atualmente 1.568 criptomoedas.

“Os ativos criptográficos que sobrevivem podem ter um impacto significativo na forma como economizamos, investimos e pagamos nossas contas”, acredita a diretora do FMI. “É por isso que os formuladores de políticas devem manter a mente aberta e trabalhar em direção a uma estrutura regulatória imparcial que minimize os riscos e, ao mesmo tempo, permita que o processo criativo dê frutos”.

O primeiro benefício que Lagarde apontou

Os ativos de criptografia permitem transações financeiras rápidas e baratas, enquanto oferecem algumas das conveniências do dinheiro.
Ela enfatizou que “alguns serviços de pagamento agora fazem transferências internacionais em questão de horas, não dias”, acrescentando que “se os ativos criptográficos emitidos de forma privada permanecerem arriscados e instáveis, pode haver demanda para os bancos centrais fornecerem formas digitais de dinheiro”.

Nenhum perigo imediato

Sobre a estabilidade financeira, Lagarde revelou: “Nossa avaliação preliminar é que, dada a sua pegada ainda pequena e ligações limitadas com o resto do sistema financeiro, os ativos criptográficos não representam um perigo imediato”. No entanto, a chefe do FMI pede reguladores. manter-se vigilante quanto ao potencial das criptomoedas “para ampliar os riscos de negociação altamente alavancada e para aumentar a transmissão de choques econômicos, caso eles se tornem mais integrados aos produtos financeiros tradicionais”. Ela também descreveu:

Além disso, os bancos e outras instituições financeiras enfrentarão desafios para seus modelos de negócios, caso haja uma mudança em grande escala das moedas emitidas pelo governo para ativos de criptografia. Os reguladores podem achar mais difícil garantir a estabilidade de um sistema financeiro mais difuso e descentralizado. Os bancos centrais podem ter mais dificuldade em atuar como emprestador de última instância em caso de crise.

Fonte: news.bitcoin.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima