Mineração de Bitcoin: como acontece?

Mineração de Bitcoin

Entenda como funciona o “garimpo” de moedas virtuais.

A MINERAÇÃO DE BITCOINS

Mineração
Moedas Digitais são como dinheiro (Real, Dólar, Euro), mas não podem ser impressas e/ou distribuídas no mercado por um governo ou empresa. Uma moeda digital para ser conquistada, deve ser “minerada” (analogia à extração do ouro) por uma rede de computadores super potentes. Atualmente é impossível minerar sozinho, com um computador em casa, devido ao alto custo do equipamento e o alto consumo de energia elétrica dos supercomputadores.

Decodificação
A cada 10 minutos, complexos problemas matemáticos são lançados no sistema do Bitcoin. A primeira máquina que decifrar esse cálculo recebe como recompensa 12,5 novos Bitcoins. No próprio software do Bitcoin, existe uma regra que, a cada 4 anos essa recompensa diminui pela metade. Em 2012, eram 25 Bitcoins distribuídos por cada problema decifrado. Em 2016 foi para 12,5 por bloco decifrado e em 2020, já é certo que o valor vai reduzir para 6,25 Bitcoins.

O SISTEMA BITCOIN

Dificuldade de mineração
Para conservar a dificuldade da criptografia, o sistema registra o tempo que a máquina vencedora levou para decifrar o enigma e calcula, automaticamente, a dificuldade das próximas operações. A estratégia busca manter o tempo de dez minutos para o lançamento dos novos códigos.

Competitividade
Quanto melhores o sistemas participantes (pools), quanto mais tecnologia tiver nas máquinas, mais rápidos decifram a criptografia e, por consequência, mais competitivo e qualificado se torna o processo de mineração.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Mineração de BitcoinDescentralização
Dinheiro = Centralizado. Bitcoin = Descentralizado.
É a primeira rede financeira descentralizada em que todos os computadores ligados ao sistema contribuem automaticamente para mantê-lo ativo e funcional.

Taxas menores
A moeda Bitcoin serve para compras na internet ou em lojas físicas, mas também pode revolucionar o mercado de transferências monetárias, principalmente, as de alto valor. Enquanto, a taxa de operações de DOC ou TED cobrada pelos bancos tem valor médio de R$ 15,00 as transações por Bitcoins tem custo médio de R$ 0,20.

Riscos
Moedas Digitais ainda são vista por muitos como uma mercadoria de troca de produtos e serviços e não como moeda. Valorizações recentes do Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Zcash, Dash e Iota fizeram o mercado de mineração crescer, mas por ter cotações voláteis, investimentos no setor podem render ganhos ou perdas futuras. Recomendamos procurar uma mineradora séria, e que você conheça e confia para efetuar todo trabalho de compra de maquinas, gerenciamento e manutenção das ASICs em locais onde possa maximizar lucros e minimizar riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima